Em qual lugar o vírus HIV apareceu pela primeira vez

0
Avalie esse post

O HIV é um vírus que afeta de maneira drástica o sistema imunológico, causando a AIDS. Essa doença sexualmente transmissível é muito conhecida, mas uma das questões que gera dúvida é em qual lugar o vírus HIV surgiu pela primeira vez. Confira aqui neste artigo!

Assim que os médicos americanos se depararam com o vírus, perceberam que o mesmo afetava o sistema imunológico humano de maneira drástica, ou seja, as pessoas que haviam contraído a doença ficavam cada vez mais fracas e vulneráveis. Na época a doença aparecia aos poucos, mas em pouco tempo o HIV se espalhou pelos continentes ao redor do mundo.

O vírus HIV não começou afetando as pessoas do nada, pois ele acometeu primeiramente os animais como macacos e símios, encontrados no continente Africano. Com o tempo, o vírus começou a afetar pessoas, devido, talvez, ao consumo de carne animal infectada.

Mas, em qual local o HIV apareceu pela primeira vez? Saiba como aconteceu!

Local em que o HIV apareceu pela primeira vez

Na década de 1920, atual República Democrática do Congo, foi iniciada os casos de doenças decorrentes do vírus HIV. Para ser mais claro, na cidade de Kinshasa. Mas, como o vírus HIV apareceu no local? Segundo estudos realizados na época, no período de surgimento o território era conhecido como Congo Bela, uma colônia Bélgica.

No início do século, homens jovens foram ao local para explorar as minas de ouro e tentar acumular riquezas, como diamantes, cobalto e outros. Alguns deles trabalhavam na construção de ferroviárias, inclusive, chegaram a entregar muitos quilômetros de estradas de ferro, o que fez com que o governo investisse na infraestrutura de cidades próximas ao local.

Nessa época foi o momento em que surgiu o primeiro caso de contaminação através de interação dos mamíferos com os humanos. Mas, como assim? Calma, não foi através de relações sexuais, pois os homens caçavam e domesticavam os macacos, portanto, podem ter sido contaminados através do contato com o sangue dos mesmos. Logo após, algumas tribos do da África, foram contaminadas.

Como os cientistas chegaram a conclusão do local exato?

O vírus HIV é originado dos mamíferos, pertence especificamente ao HIV-1 outro tipo de vírus. O chamado de HIV-1 era encontrado em grande parte no oeste do país. Quando uma única forma do vírus se espalhara por todo o local, após a contaminação de humanos, puderam concluir o fato. A versão mencionada que, provavelmente, fora originada em chimpanzés, pertence ao maior grupo (M) e tirando apenas 10%, a maior parte da contaminação foi devido a esse vírus, o HIV-1 M.

Houve um estudo que fora publicado há alguns anos (2014), no qual dizia que não há especificidades no grupo M. Pois, não é contagiante, como esperado. Uma vez que, essa forma do vírus HIV apenas aproveitou as condições favoráveis à época. Ou seja, não foram os fatores evolutivos, mas ecológicos que levaram a uma rápida disseminação do mesmo.

Os cientistas construíram as famosas árvores genealógicas do vírus HIV e examinaram gamas diversificados dos genomas coletados em mais de 600 pessoas que foram infectadas pelo vírus na África.

Lembrando que os genomas são responsáveis pela captação de mutações em taxas razoáveis e constantes. Sendo assim, ao comparar essas sequências e realizando a contagem, as mesmas poderiam funcionar ao serem compartilhadas com o seu ancestral incomum.

A técnica de comparação dos genomas é utilizada em casos em que necessita estabelecer, por exemplo, que assim como animais antigos, o nosso ancestral esteve na terra há milhões de anos.

Depois dos resultados a equipe poderia descobrir com qual ancestral o genoma do vírus HIV era compartilhado e há quanto tempo existia. A disseminação do vírus HIV – 1 M, surgiu em 1920 de acordo com o estudo, como mencionado em parágrafos anteriores.

Já que sabiam onde as amostras para estudos foram coletadas, foi possível concluir que o HIV surgiu pela primeira vez em Kinshasa, na África Central.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.