21 fatos sobre o naufrágio do Titanic que você provavelmente não sabia

0
Avalie esse post

Titanic é um filme muito famoso e que ganhou diversas premiações, o mesmo conta a história de um naufrágio real que aconteceu no dia 15 de abril em 1912, após o navio colidiu com um iceberg.

O navio estava fazendo a sua primeira viagem e fora denominado como “Titanic: o navio impossível de naufragar”, no entanto, a viagem inaugural não fora concluída.

A maior parte das cenas do filme Titanic foi reproduzida de acordo com o que realmente aconteceu. Mas, você que assistiu o filme ou não, com certeza, não sabia sobre esses 21 fatos:

21 fatos curiosos sobre o naufrágio de Titanic

1- Após colidir com o iceberg, o navio levou cerda de 2 horas e 45 minutos para que afundasse completamente.

2 – O Titanic afundou porque seis dos seus compartimentos foram inundados, se apenas quatro deles tivessem sido prejudicados, ele não afundaria.

3 – Havia 13 casais que viajaram no navio para comemorar sua lua de mel.

4 – Os destroços do Titanic foram encontrados somente 73 anos após o desastre, no ano de 1985. Pesquisadores o encontraram abaixo de 4 quilômetros do nível do mar e a 600 quilômetros do local Newfoundland.

5 – Um japonês foi um dos sobreviventes do naufrágio e voltou a sua terra natal, mas, infelizmente, foi julgado como covarde por não ter morrido com os demais. Que coisa, né?!

6 – A porcentagem de passageiros que conseguiram se salvar ainda foi muita baixa, pois não havia barcos salva-vidas para todos e os que conseguiram utilizar tinham sua capacidade máxima ultrapassada. Era para mais de 50% serem salvas, mas apenas 30% conseguiram sobreviver.

7 – Havia 9 cachorros no navio e apenas dois deles conseguiram sobreviver.

8 – O valor de produção do filme Titanic foi maior do que a construção do navio. Acredita?!

9 – Sabemos que existem treinamentos de emergência passageiros, em viagens como a que o Titanic estava realizando. No mesmo dia em que a tragédia aconteceu, havia um treinamento agendado, mas o capitão cancelou, pois não achou que seria necessário.

10 – Ao assistir o filme podemos perceber que há 4 chaminés no Titanic, porém, apenas 3 delas funcionavam, a quarta era para decoração.

11- O navio “impossível de afundar” foi o único transatlântico que naufragou devido uma colisão com icebergs.

12 – Segundo estudos, o iceberg que colidiu com o navio, começou a ser formado 1000 a.C.

13 – Bastava apenas um alerta acionado 30 segundo antes do tempo para evitar a colisão.

14 – Uma cena que realmente aconteceu enquanto o navio afundara, foi a orquestra, ela tocou de verdade durante as duas horas do naufrágio. Eles sabiam que seria quase impossível se salvarem e desejavam que os passageiros se acalmassem.

15 – Muitas pessoas, mesmo as que estavam em barcos salva-vidas, acabaram morrendo por hipotermia, pois estava muito frio, a temperatura da água chegou a -2ºC.

16 – E há quem diga que beber faz mal, brincadeira, faz sim! Mas, no caso de Charles Joughin um dos maiores cozinheiros do navio, a bebida o ajudou e muito. O cozinheiro havia tomado grandes quantidades de whisky e por incrível que pareça, a bebida manteve o corpo dele, aquecido durante as quase 3 horas que ficou na água em uma temperatura abaixo de zero. Ele foi resgatado e pode contar sua história.

17 – A embarcação SS Californ estava próxima ao local da tragédia, mas, outra vez, o Titanic falhou em responder as chamadas de resgate. Quando a tripulação conseguiu receber as mensagens, outra embarcação (Carpathia) estava socorrendo alguns sobreviventes.

18 – Um dos principais personagens do enredo que na vida real era Daniel Buckley, só conseguiria se salvar por ter entrar em um barco que era exclusivo para mulheres e crianças. Além disso, teve ajuda de uma delas que o emprestou um xale para que cobrisse a cabeça.

19 – Outro erro que foi cometido pela tripulação, foi ter mantido uma alta velocidade, após receber alertas de icebergs na rota.

20 – Como já mencionamos, não havia botes o suficientes, mas para sermos exatos, a tripulação estava com apenas 20 deles no navio. Era para ter 48 no total, mas decidiram reduzir a quantidade para causar boa impressão estética e não deixar o deck do Titanic com aparência de desorganização. Inclusive, a capacidade do navio para carregar os barcos salva-vidas era de 64.

21 – Millvina Dean, tinha apenas 9 semanas de vida quando o Titanic naufragou e fora sua última sobrevivente. Millvina faleceu no dia 31 de maio no ano de 2009.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.