Qual o significado das etiquetas de energia em eletrodomésticos?

0

Quando compramos um novo aparelho eletrodoméstico podemos observar que vem uma etiqueta, normalmente no fio do ferro de passar, na porta da geladeira, entre outros. Mas você sabe qual o significado das etiquetas de energia em eletrodomésticos? Confira aqui neste artigo.

Para que servem as etiquetas de energia?

A etiqueta de energia em eletrodomésticos serve para apoio na tomada de decisão ao adquirir o aparelho. Através da etiqueta energética, o consumidor pode verificar se o produto é energeticamente eficiente.

A etiqueta de energia permite que consumidor identifique se o produto consome menos energia elétrica, o que contribui para economia. Além disso, a mesma é baseada nos valores de consumo e pictogramas que quantificam o desempenho e ajudam na identificação do tipo de eletrodoméstico.

Como identificar se o produto consome pouca energia?

Para identificar qual o consumo do eletrodoméstico é preciso analisar a etiqueta de energia.

Em média, nos aparelhos eletrônicos podemos detectar uma potência de 1000 W. Para calcular o seu consumo é preciso dividir o valor por 2000 para saber quantos KW o mesmo consome, como exemplo, 2000 w / 1000 = 2KWh, ou seja, se o eletrodoméstico ficar ligado na tomada por uma hora, o consumo será de 2 KW.

Você pode continuar o cálculo da seguinte forma: se o aparelho ficar ligado por duas horas por dia, basta multiplicar 30 por 3, o que equivale a 90 KWh por mês.

Para saber quanto virá na conta de luz é só multiplicar a quantidade de KWh mensal por 0,30, pois o valor que a energia residencial se aproxima é de R$ 0,30. Ou seja, se multiplicar 90 KWh por 0,30, o resultado será de R$ 27,00 de consumo do aparelho.

Saiba também: Tudo sobre a teoria da terra plana

 O que significa classificação energética A?

Com a etiqueta energética, o consumidor pode analisar qual o gasto terá mensalmente, e quanto de energia será consumido com o aparelho, o que pode ser decisivo na compra do mesmo.

Para analisar um produto é realizada a classificação energética A em sua fabricação. Os produtos da classe A são os mais eficientes.

Para os equipamentos de frio, há duas classificações na etiqueta energética, sendo pertencentes à classe suplementar de A+ e A++, a qual corresponde ao nível de eficiência de energia de qualidade.

O que é o Procel de energia?

Os eletrodomésticos possuem o selo Procel, o qual podemos identificar no aparelho durante a compra, mas muitas pessoas não sabem qual a importância do mesmo.

Este selo serve para orientar o consumidor em relação ao eletrodoméstico a ser vendido, pois indica qual é o produto com melhor nível de eficiência energética, o que auxilia na economia com as contas de energia elétrica.

Como funciona o selo Procel?

Como mencionado anteriormente, o selo Procel é incluído no eletrodoméstico para avaliar a eficiência energética do produto, indicando qual o melhor em relação a economia e consumo.

Quando o consumidor realiza a compra de um produto com selo Procel, a economia que terá será muito vantajosa ao longo do tempo, podendo até economizar para comprar um novo quando necessário.

Os produtos com selo Procel são fabricados e testados em laboratórios idôneos, com supervisão do INMETRO para certificar a garantia de qualidade.

Para que foi criado o selo do Procel?

O Selo Procel foi criado para classificar o consumo de energia dos eletrodomésticos em questão de eficiência energética, ou seja, o nível de qualidade para economia do consumidor e de recursos do meio ambiente.  

O que é consumo Procel B?

Como mencionado anteriormente, o consumo Procel B se refere a eletrodomésticos que possuem um alto nível de eficiência energética, contribuindo para um consumo eficiente e econômico.

O que é a certificação Procel Edifica?

A certificação Procel Edifica foi criada em 2014 para identificar quais as edificações que apresentam as melhores classificações energéticas, com objetivo de motivar o consumidor a comprar itens de eficiência energética com qualidade. Uma vez que este é um setor que refere a 50% do consumo de energia elétrica no Brasil.

O certificado determina as edificações que possuem melhores classificações de eficiência energética.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.