Qual o significado das etiquetas de energia em eletrodomésticos?
Quando compramos um novo aparelho eletrodoméstico podemos observar que vem uma etiqueta, normalmente no fio do ferro de passar, na porta da geladeira, entre outros. Mas você sabe qual o significado das etiquetas de energia em eletrodomésticos? Confira aqui neste artigo.
Para que servem as etiquetas de energia?
A etiqueta de energia em eletrodomésticos serve para apoio na tomada de decisão ao adquirir o aparelho. Através da etiqueta energética, o consumidor pode verificar se o produto é energeticamente eficiente.
A etiqueta de energia permite que consumidor identifique se o produto consome menos energia elétrica, o que contribui para economia. Além disso, a mesma é baseada nos valores de consumo e pictogramas que quantificam o desempenho e ajudam na identificação do tipo de eletrodoméstico.
Como identificar se o produto consome pouca energia?
Para identificar qual o consumo do eletrodoméstico é preciso analisar a etiqueta de energia.
Em média, nos aparelhos eletrônicos podemos detectar uma potência de 1000 W. Para calcular o seu consumo é preciso dividir o valor por 2000 para saber quantos KW o mesmo consome, como exemplo, 2000 w / 1000 = 2KWh, ou seja, se o eletrodoméstico ficar ligado na tomada por uma hora, o consumo será de 2 KW.
Você pode continuar o cálculo da seguinte forma: se o aparelho ficar ligado por duas horas por dia, basta multiplicar 30 por 3, o que equivale a 90 KWh por mês.
Para saber quanto virá na conta de luz é só multiplicar a quantidade de KWh mensal por 0,30, pois o valor que a energia residencial se aproxima é de R$ 0,30. Ou seja, se multiplicar 90 KWh por 0,30, o resultado será de R$ 27,00 de consumo do aparelho.
Saiba também: Tudo sobre a teoria da terra plana
O que significa classificação energética A?
Com a etiqueta energética, o consumidor pode analisar qual o gasto terá mensalmente, e quanto de energia será consumido com o aparelho, o que pode ser decisivo na compra do mesmo.
Para analisar um produto é realizada a classificação energética A em sua fabricação. Os produtos da classe A são os mais eficientes.
Para os equipamentos de frio, há duas classificações na etiqueta energética, sendo pertencentes à classe suplementar de A+ e A++, a qual corresponde ao nível de eficiência de energia de qualidade.
O que é o Procel de energia?
Os eletrodomésticos possuem o selo Procel, o qual podemos identificar no aparelho durante a compra, mas muitas pessoas não sabem qual a importância do mesmo.
Este selo serve para orientar o consumidor em relação ao eletrodoméstico a ser vendido, pois indica qual é o produto com melhor nível de eficiência energética, o que auxilia na economia com as contas de energia elétrica.
Como funciona o selo Procel?
Como mencionado anteriormente, o selo Procel é incluído no eletrodoméstico para avaliar a eficiência energética do produto, indicando qual o melhor em relação a economia e consumo.
Quando o consumidor realiza a compra de um produto com selo Procel, a economia que terá será muito vantajosa ao longo do tempo, podendo até economizar para comprar um novo quando necessário.
Os produtos com selo Procel são fabricados e testados em laboratórios idôneos, com supervisão do INMETRO para certificar a garantia de qualidade.
Para que foi criado o selo do Procel?
O Selo Procel foi criado para classificar o consumo de energia dos eletrodomésticos em questão de eficiência energética, ou seja, o nível de qualidade para economia do consumidor e de recursos do meio ambiente.
O que é consumo Procel B?
Como mencionado anteriormente, o consumo Procel B se refere a eletrodomésticos que possuem um alto nível de eficiência energética, contribuindo para um consumo eficiente e econômico.
O que é a certificação Procel Edifica?
A certificação Procel Edifica foi criada em 2014 para identificar quais as edificações que apresentam as melhores classificações energéticas, com objetivo de motivar o consumidor a comprar itens de eficiência energética com qualidade. Uma vez que este é um setor que refere a 50% do consumo de energia elétrica no Brasil.
O certificado determina as edificações que possuem melhores classificações de eficiência energética.