Tudo sobre de onde vem a folha de ofício

0

O papel ofício, sem dúvidas é uma das formas mais usadas para marcar a história da humanidade. É inegável que com tanto descaso no Mundo, a necessidade de cuidar cada vez mais do ecológico, também criou um alerta sobre a produção de papel. Mas vem cá, você quer saber tudo sobre a folha de ofício? Então está no lugar certo, vem aprender mais sobre o papel mais utilizado no mundo.

Uma história linda e hoje, pauta de diversos questionamentos. A fórmula do papel já foi mais bem guardada do que propriamente o próprio ouro. A folha de papel ofício, uma das mais conhecidas e populares em trabalhos realizados em gráfica Porto Alegre, escolas, empresas, etc. A folha faz parte dessa maneira que arranjamos para marcar nossas memórias e experiências.

Quer saber mais sobre a folha de ofício? Vem com a gente e encante-se!

O que é folha de ofício?

É com anos de autoridade em uma renomada gráfica de Porto Alegre, que podemos te dizer: A folha de papel ofício, por séculos, foi a melhor maneira de guardarmos nossas histórias e memórias. E sinceramente, a Papelaria mais famosa de Porto Alegre até se emociona ao falar de toda história do papel ofício.

Quer saber um pouco mais sobre a história antes de chegar o papel? Quando a escrita surgiu, há mais de 6 mil anos atrás, as palavras eram inscritas em tabuletas de pedras ou argila. A forma mais primitiva de escrita era a cuneiforme. Por volta de 3000 a.C., os egípcios inventaram o papiro.

Depois de tantos anos tendo sua forma guardada por seu imenso valor, finalmente, o papel seria inventado na China 105 anos depois de Cristo (d.C.), por T’sai Lun. Somente 500 anos depois de o papel ter sido inventado, os japoneses conheceram o papel graças aos monges budistas coreanos que lá estiveram.  

Como é feita a fabricação do papel

●     O eucalipto é cortado e levado para o setor industrial, onde sua madeira será cortada, descascada e picada.

●      Os pedaços de madeira são colocados em um grande tanque para “cozinhar”. Junto com os pedaços  do eucalipto são colocadas algumas substâncias químicas.

●     Após retirar todas as substâncias químicas e as impurezas da pasta de celulose, ela é levada para uma máquina chamada mesa plana, que irá transformar essa pasta de celulose em uma folha contínua e lisa sobre uma grande esteira rolante.

●     Alí secará, será alinhado e terá seus últimos ajustes.

Para que serve a folha de papel ofício

O papel ofício serve para guardarmos nossas memórias, para nos comunicarmos através da escrita ou até mesmo em forma de desenho.

Vale lembrar que mesmo com o mundo digital, o papel de ofício ainda continua sendo usado pelo Mundo todo.

Medida do papel ofício

Segue abaixo as medidas de uma folha de ofício:

 Larg x Alt (mm)Larg x Alt (pol)
                                                216 x 356mm                            8,5 x 14,0 pol

Matéria prima utilizada na produção do papel ofício

A quantidade e a qualidade do papel vão determinar o tipo de madeira e de planta que será utilizada. Atualmente, a produção de papel industrial usa duas espécies de árvores cultivadas em larga escala: o pinheiro (Pinus sp.) e o eucalipto (Eucalyptus sp), ambas originárias,  respectivamente da Europa e da Austrália.

Quantas árvores são utilizadas

Você sabia que para produzir 1 tonelada de papel são necessários, em média, 24 árvores? Um número enorme se pensarmos como consumimos e quanto consumimos de papel!

Uma das soluções encontradas para fugir disso, é a própria reciclagem do papel. Gostou? A gráfica em Porto Alegre, fica imensamente feliz em poder ajudar!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.