Creme de ricota é saudável?

0

O creme de ricota é um queijo fresco feito do soro do leite e um pouco de coalhada deixada quando os dois são separados durante a fabricação do queijo. Desse modo, o creme de ricota é geralmente feito com leite de vaca, mas também pode ser produzido com leite de ovelha, cabra ou búfala.

E tradicionalmente, o soro do leite restante é aquecido, com um pouco de leite e um ácido cítrico ou vinagre, causando a coagulação. Também, a coalhada aumenta de tamanho antes de ser filtrada do restante do soro líquido.

Contudo, no processamento comercial, o creme geralmente é feito de leite em vez de soro de leite e é aquecido, coagulado e coado.

Com base nisso, o creme de ricota é rico em cálcio e vitamina B12 e é uma boa fonte de proteína e vitamina A. Porém, sua variedade de leite integral é relativamente rica em gorduras saturadas e colesterol, mas você pode comprar versões com baixo teor de gordura da ricota se quiser limitar a ingestão.

Quais são as informações nutricionais do creme de ricota?

Esta informação nutricional, é para meia xícara de ricota com leite integral (129g):

  • Calorias: 204;
  • Gordura: 14,2 g;
  • Sódio: 135 mg;
  • Carboidratos: 8,9g;
  • Fibra: 0g;
  • Açúcares: 0,3g;
  • Proteína: 10,1g;
  • Cálcio: 289 mg;
  • Vitamina B12: 1,1mcg;
  • Magnésio: 24,8 mg;
  • Vitamina A: 148,8 mcg.

Quais são os benefícios do creme de ricota para a saúde?

A ricota, que é leve e cremosa com um sabor delicado, trata-se de uma fonte nutritiva de queijo. Além disso, seu conteúdo nutricional oferece vários benefícios à saúde.

Contribui para a saúde dos ossos

O cálcio e a proteína do creme de ricota e de outros produtos lácteos contribuem para a saúde dos ossos. Essa ingestão é fundamental para prevenir fraturas e osteoporose e reduzir a perda de massa óssea devido ao envelhecimento.

Dessa forma, pesquisas mostram que mulheres de 19 a 50 anos que evitam laticínios obtêm apenas 44% do cálcio recomendado e 57% do magnésio e potássio de que precisam. Onde esses nutrientes são fundamentais na formação óssea.

Pode ajudar no equilíbrio de peso

Algumas pesquisas mostram que a ingestão de laticínios ajuda a preservar a massa corporal magra enquanto diminui as calorias, ajudando assim a reduzir a gordura corporal enquanto mantém os músculos. Também foi demonstrado que os laticínios ajudam na perda de peso durante uma dieta com restrição calórica.

Esse fato pode ser devido ao alto teor de proteína dos laticínios, que é conhecido por aumentar a sensação de plenitude e saciedade, além de ajudar a construir e manter a massa muscular.

Menor risco de câncer colorretal

Pesquisas indicam que laticínios ajudam a reduzir o risco de câncer colorretal. Esse efeito provavelmente se deve ao teor de cálcio. Outras meta-análises mostram ainda que a ingestão de laticínios tem sido consistentemente correlacionada com um menor risco de câncer colorretal e câncer de cólon.

Melhor ingestão de B12

A vitamina B12 é um nutriente vital que ajuda a apoiar o metabolismo e a saúde do cérebro. As melhores fontes de B12 vêm de animais, incluindo carne e laticínios. Por isso, para quem consome pouca carne ou evita-a totalmente, os laticínios, como a ricota, são uma excelente fonte de vitamina B12. Os produtos lácteos são uma excelente fonte biodisponível de B12 que demonstrou aumentar os níveis melhor do que os suplementos.

Pode reduzir a inflamação

A inflamação contribui para distúrbios metabólicos, como diabetes tipo 2 e doenças cardiovasculares. Assim, consumir creme de ricota e outros produtos lácteos também pode reduzir certos tipos de inflamação. Em que os produtos lácteos estão associados a um possível efeito benéfico sobre os biomarcadores de inflamação.

Como armazenar o creme de ricota com segurança?

Armazene o creme de ricota na geladeira, com temperatura abaixo de 4º Celsius. Onde o prazo de validade do produto é de aproximadamente 2 semanas quando fechado ou de 5 a 7 dias após a abertura. Mantê-lo além desses tempos pode resultar no desenvolvimento de fungos, leveduras e bactérias indesejadas.

Também, não deixe a ricota ficar fora da geladeira por mais de 2 horas em temperatura ambiente ou metade disso se estiver acima de 90 graus.

Como consumir o creme de ricota de forma saudável?

Você pode comer o creme de ricota sozinho ou combiná-lo com frutas frescas, folhas verdes ou outros suplementos. Visto isso, tente as seguintes adições:

  • Um fio de mel;
  • Pêssegos ou nectarinas;
  • Em cima da torrada com legumes fatiados ou frutas;
  • Cobrir com geleia;
  • Recheado em ovos mexidos.