Ciclovia: quem pode usar e quando
Andar de bicicleta não é apenas um esporte, é também o hobby de muitas pessoas ou até mesmo seu principal meio de locomoção para casa, para o trabalho e para outros locais importantes de seu dia-a-dia.
Devemos notar que andar de bicicleta é uma atividade física muito benéfica para o corpo humano, pois utiliza uma boa parte de sua energia e pode ser benéfica ao longo prazo mesmo em caminhos curtos. Porém, quando o ciclista pedala na cidade, o local mais correto dele fazer isso é a ciclovia e não as estradas junto a carros e outros veículos para evitar problemas e até acidentes graves.
A verdade é que ciclovias não existem em toda cidade ou em todo local de uma cidade. Sua própria definição não permite isso, porém o ideal seria que ciclovias existissem em toda cidade, em especial em todas as avenidas e vias expressas.
É um direito do ciclista ou dono de bicicleta exigir que haja uma construção de ciclovia em cidades que não já oferecem esse item em suas avenidas e vias expressas, pois é uma maneira de garantir a segurança maior do ciclista.
Muitos não sabem quem exatamente deve fazer o uso de uma ciclovia. Em muitas cidades, é mais que comum encontrar indivíduos utilizando ciclovias para poder caminhar livremente na avenida ou via expressa, sem que ocorra risco de ser atingido por um veículo.
Porém, esse ato está extremamente errado quando baseamos o uso da ciclovia nas leis de trânsito para bicicleta. A verdade é que muitos não sabem quem pode fazer o uso deste item nas vias expressas e quando, mas é muito importante reconhecer o que são ciclovias e entender sua importância para a segurança no trânsito.
Além disso, existem diferenças entre a ciclovia e a ciclofaixa que muitos não reconhecem, porém é importante entender para compreender quem é o público alvo dessa adição às estradas.
O que são ciclovias e quando usá-las?
A ciclovia é uma separação, normalmente na borda de avenidas e vias expressas, ela é um espaço que via a presença de apenas ciclistas e pessoas em bikes.
A separação para uma ciclovia funcionar da forma correta pode ser feita de diversas maneiras: por meio de mureta, grade, blocos de pedra, meio fio e outros tipos de separação. Uma das formas mais comuns de reconhecer uma ciclovia é ver sua cor, pois a maioria possui uma cor de asfalto diferente do resto da avenida ou via expressa.
A ciclovia está muito presente em ambos locais como as avenidas e vias expressas, pois são locais com um intenso tráfego e muitos veículos, o que pode causar vários acidentes caso não haja uma separação das bicicletas em uma ciclovia.
Outra forma de fazer uma ciclovia funcionar é a ciclovia operacional, sendo operada por profissionais do trânsito usando fitas, cones e sinalização para isolar os ciclistas. Isso ocorre especialmente durante eventos, para evitar a entrada de ciclistas em um local específico.
As ciclovias devem ser utilizadas por ciclistas em caso de trânsito muito pesado, pois elas visam proteger os usuários de bicicletas nesses casos. Não ir em uma ciclovia com um trânsito alto pode causar uma infração grave que leva até a multas.
Quem pode usar as ciclovias?
Como já mencionado, as ciclovias são montadas em uma cidade em locais onde o trânsito é muito alto ou rápido de forma exclusiva para usuários de bicicleta. Apenas ciclistas podem fazer seu uso, nenhum pedestre deve utilizar as ciclovias ou ciclofaixas para caminhar, pois tomariam o espaço que é de direito desses ciclistas.
Qual a diferença entre ciclovia e ciclofaixa?
A principal diferença entre os dois é a maneira com a qual são separados. A ciclovia é separada por meio muito mais claramente visíveis, pois ela evita que ocorram acidentes em caso de trânsito pesado em vias expressas e avenidas.
A ciclofaixa é um local apenas para ciclistas, porém que possui uma divisória de apenas uma faixa no canto da avenida ou via expressa. Nesse caso, é recomendado implantar a ciclofaixa apenas em pontos onde o trânsito é leve. Muitas vezes, também é possível encontrar os chamados olhos de gato para separar uma ciclofaixa do resto da rua.
Existem leis de trânsito para ciclovias?
Existem várias leis de trânsito para as ciclovias. Há como mencionar que, com a presença de uma ciclovia ou ciclofaixa, todo ciclista deve obrigatoriamente utilizar ela, pois estão sujeitos a infração grave caso o contrário. Já em direito aos ciclistas, é possível encontrar leis que aplicam multas a veículos que estacionam em ciclovias ou ciclofaixas. Essa multa pode chegar até R$195,25.
Para proteger os ciclistas, também há multas por transitar em faixas como essas. A multa é mais alta nesse caso, pois essa ação coloca em risco a vida dos ciclistas. Qualquer veículo que transitar na ciclovia ou ciclofaixa pode ser denunciado e receber uma multa de até mais de 800 reais.