5 dicas para quem quer trabalhar com administração

0

Ter uma graduação é uma das coisas mais importantes nos dias atuais, visto que o mercado de trabalho está cada vez mais exigente. Quanto mais qualificado um profissional for, mais fácil será para ele conseguir uma posição de destaque em um bom emprego. 

E um dos cursos de graduação que tem maior destaque no mercado de trabalho nos dias atuais, é o curso de administração. Este curso vem se destacando cada vez mais, e o número de pessoas que têm buscado essa formação profissional cresce no Brasil a cada ano.

Isso está acontecendo porque o curso de administração abre um leque bem amplo de opções de trabalho, dado que um profissional dessa área está apto para atuar em diversos setores diferentes do mercado.

E por mais que muitas pessoas pensem que se formar em administração e atuar nesse segmento do mercado é fácil, o que elas não sabem é que apenas fazer o curso de graduação não é o suficiente. É preciso dispor de algumas habilidades que não são aprendidas na faculdade, são aptidões que já fazem parte da personalidade de cada pessoa.

Mas será que todas as pessoas que desejam fazer administração têm todas essas qualidades essenciais para se tornar um bom administrador e seguir essa carreira?

Continue lendo este artigo e veja mais sobre o que é ser um administrador, sobre o mercado de trabalho para este profissional, e algumas dicas do que é necessário para seguir essa profissão.

O que é um administrador?

O administrador de empresas é o profissional responsável por desenvolver estratégias e tomar decisões no meio corporativo com o objetivo de gerenciar uma empresa, algum outro tipo de negócio ou apenas uma área específica dentro da empresa que trabalha. 

É importante saber isso porque muitas pessoas associam os administradores aos donos ou sócios de um negócio, e não necessariamente este profissional precisa atuar dessa forma. 

O administrador pode muito bem ser um funcionário contratado para ajudar um gestor ou um empresário a organizar melhor um setor específico dentro da sua empresa, como um setor financeiro ou de RH, por exemplo.

Basicamente, em qualquer tipo de negócio que exista a necessidade de um profissional qualificado para gerenciar qualquer tipo de atividade, é imprescindível a participação de um administrador de empresas.

O que é um auxiliar administrativo?

Diferentemente do administrador de empresas, o auxiliar administrativo é o profissional que apenas ajuda o administrador a executar algumas funções mais simples, tanto que as possibilidades de emprego para os auxiliares administrativos são tão amplas quanto as oportunidades para os administradores. 

Quais são as opções de atuação na área?

A maior vantagem de optar por uma carreira que esteja relacionada a administração é a ampla gama de opções de inserção no mercado de trabalho, pois qualquer tipo de negócio demanda a necessidade de um bom administrador. 

Como as possibilidades são muitas, veja a seguir quais são algumas das principais áreas do mercado de trabalho que um administrador de empresas pode atuar:

  • Consultoria;
  • Gestão de recursos humanos;
  • Planejamento estratégico;
  • Logística;
  • Gestão Financeira.

5 dicas para quem deseja trabalhar com administração

Agora, veja 5 dicas sobre as habilidades e as qualidades que uma pessoa precisa ter para seguir a carreira de administrador de empresas. É importante ressaltar que quem deseja se tornar um auxiliar administrativo precisa dispor das mesmas competências que estão descritas abaixo. 

Capacite-se

Pode parecer um pouco óbvio, mas vale a pena reforçar. A capacitação é um dos pontos mais importantes que uma pessoa precisa para se tornar um bom administrador. Por mais que muitas pessoas ingressem neste mercado sem uma formação específica, capacitar-se adequadamente é um grande diferencial. 

Aprenda outro idioma

Como uma das funções de um bom administrador é fazer planejamentos estratégicos que podem ajudar uma empresa a se destacar, dependendo da área de atuação, talvez seja preciso negociar com fornecedores, ou até mesmo sócios estrangeiros. Sendo assim, saber falar um idioma ou mais, garantirá uma posição de destaque para o profissional.

Tenha uma boa comunicação

Comunicar-se bem também é um ponto muito importante, afinal de contas, um administrador de empresas não precisará se comunicar apenas com colaboradores e parceiros, mas também com prováveis sócios, fornecedores e, em alguns casos, com seus superiores.

A questão da comunicação é muito mais psicológica do que técnica, mas é uma habilidade que pode tranquilamente ser desenvolvida.

Obtenha uma visão sistêmica

Um administrador jamais pode ter visão sobre apenas um setor de uma organização, é preciso que ele conheça pelo menos o básico sobre: recursos humanos, marketing, finanças e operações. Somente com estes conhecimentos é possível crescer profissionalmente e ajudar uma empresa a se desenvolver.

Seja ambicioso

Por último, é muito importante que um administrador seja ambicioso, pois somente com esse tipo de visão é possível fazer uma empresa crescer e ser destaque entre as concorrentes do mercado de trabalho.