Conheça as pragas urbanas mais comuns do verão

0

O verão é a época do ano que pode nos unir, mas também pode trazer alguns convidados indesejados. Infelizmente, temperaturas mais altas significam um aumento nas pragas urbanas, pois elas prosperam em ambientes quentes. De mosquitos a baratas e percevejos, essas pragas podem rapidamente transformar uma noite de verão em um aborrecimento.

Conhecer os tipos de pragas presentes em uma área pode ajudá-lo a se preparar melhor para sua chegada e tomar medidas preventivas para mantê-los sob controle.

Confira a seguir as pragas comuns nessa época do ano e como se proteger.

Rato

Uma das pragas que aparecem com bastante frequência durante o verão é o rato. Além de espalhar doenças como Hantavírus e Salmonella, esses roedores também podem danificar a propriedade mastigando fios e isolamentos, deixando reparos caros em seu rastro.

Eles gostam especialmente de ficar no quintal, se escondem perto de entulhos ou até mesmo na grama alta.

Os ratos geralmente são animais noturnos, então não é uma boa notícia ver um durante o dia.

Barata

Ninguém gosta de chegar em casa e encontrar baratas correndo por aí, mas em dias de calor é inevitável. Essas pragas urbanas geralmente são encontradas em ambientes quentes e úmidos, tornando-as comuns durante os meses de verão.

Entre o esgoto e nossa casa, a barata passa por lugares distintos à medida que avança, podendo transportar vírus e bactérias que podem causar doenças em humanos.

Por serem insetos de hábitos noturnos, ver uma ou duas baratas durante o dia pode significar infestação.

Conheça as principais doenças transmitidas por baratas.

Morcego

Outra espécie de animal que tende a aumentar sua população durante o verão é o morcego. À medida que os dias ficam mais longos e quentes, os morcegos se preparam para migrar ou hibernar durante os meses de inverno.

Durante este período de preparação, eles aumentam seus números para garantir que haja indivíduos suficientes para sobreviver aos invernos, quando os recursos alimentares podem ser escassos. Além disso, os morcegos aproveitam a abundância de insetos que surgem durante os meses de verão para alimentar seus filhotes e fortalecer sua população.

Embora a maioria das espécies de morcegos sejam herbívoras e inofensivas, existem algumas espécies que podem transmitir a raiva aos humanos por meio de picadas. No entanto, eles só atacam quando se sentem ameaçados.

Os morcegos gostam de ficar no telhado das casas, porque é semelhante a cavernas na natureza: seco, quente e sem luz.

Barbeiro

Independentemente da estação, a presença de barbeiros é sempre indesejável. Durante grande parte da estação quente, esses pequenos insetos, quase invisíveis, marcam presença nas áreas urbanas, empoleirando-se em telhas, tijolos e ambientes sujos.

São mais ativos nas noites quentes, e sua presença não só causa desconforto como pode ser prejudicial à saúde, já que é o principal transmissor da doença de Chagas.

Formigas

A temporada de verão é a época do ano em que as formigas aparecem com força total. Todos os dias, se você olhar de perto, poderá vê-las rastejando e trabalhando juntos para construir suas colônias. Quer estejam dentro de nossas casas ou em empresas, esses pequeninos insetos aparecem aparentemente do nada, saindo para trabalhar durante os dias quentes de verão.

Uma coisa notável sobre as formigas é que elas são incrivelmente adaptáveis, pois parecem encontrar uma maneira de entrar até mesmo nas estruturas mais bem protegidas. Seu pequeno tamanho permite que eles preencham até as menores rachaduras e fendas, facilitando o acesso em ambientes fechados. Por mais que tentemos evitá-las com sprays e inseticidas, as formigas ainda parecem capazes de entrar em nossos espaços e se sentir em casa durante os meses de verão.

Embora essas pequenas criaturas possam parecer inofensivas, elas podem realmente causar uma quantidade considerável de danos. Elas são notórias por entrar nos alimentos e contaminá-los com os microorganismos que carregam consigo mesmos. É por isso que é importante tomar medidas preventivas contra essas intrusas ao preparar refeições e lanches durante os meses de verão.

Moscas

As moscas são insetos mais sensíveis ao frio. Por isso, o verão é a estação perfeita para se reproduzirem. Esse fenômeno pode ser visto como uma forma da natureza encontrar equilíbrio em seu próprio sistema caótico, já que as moscas são mais sensíveis a temperaturas mais frias e precisam desses dias mais quentes para sobreviver.

Aedes Aegypti (Mosquito da Dengue)

O mosquito da dengue é uma das pragas mais comuns do verão. Esse inseto em particular é ainda mais preocupante do que as pragas listadas acima, pois pode transmitir doenças como a dengue e o vírus Zika. E com chuvas sendo um fenômeno natural muito recorrente e intenso durante o verão, é a estação mais favorável para a reprodução desse mosquito.

Como prevenir e afastar as pragas urbanas da sua casa?

Prevenir e remover pragas urbanas de sua casa é uma parte importante para manter sua família segura e saudável. Existem várias maneiras de fazer isso, como:

  • Selar qualquer rachadura nas paredes ou no chão, para evitar que pequenos insetos entrem na casa;
  • Limpar as migalhas de comida que podem ter sido deixadas por humanos ou animais de estimação também ajuda a manter as pragas afastadas.
  • Além dessas medidas preventivas, é importante inspecionar sua casa regularmente em busca de sinais de infestação, para que você possa tomar as medidas necessárias para removê-los rapidamente antes que se tornem um problema maior. Para isso, é fundamental contar os serviços de uma dedetizadora.

No caso do morcego, é preciso lembrar que no Brasil, matar morcego é considerado crime ambiental, uma vez que ele é um animal silvestre. Por isso, se encontrar um ou até mesmo uma infestação na sua casa, procure uma dedetizadora para lidar com a situação.

Em ambos os casos, independente de qual seja a praga, contar com os serviços de uma empresa especializada em dedetização é a solução ideal para manter sua casa ou empresa segura de pragas urbanas.

Assim você poderá contar com profissionais devidamente equipados com as ferramentas necessárias para identificar quaisquer problemas potenciais de pragas, bem como agir contra eles de forma rápida e eficiente. Além disso, eles podem fornecer serviços que vão desde inspeções preventivas até planos completos de extermínio adaptados especificamente para as necessidades de cada cliente.

Esse conteúdo foi útil para você? Descubra também a melhor maneira de controlar as moscas-das-frutas.