Truques para economizar energia em casa
Um dos gastos recorrentes em nossa casa, e que costuma ser um pesadelo do proprietário, é a conta de luz. Muitas vezes é um golpe para qualquer bolso, e também para o meio ambiente, já que a geração de energia o prejudica. Por isso, neste artigo reunimos para você uma série de dicas e truques para economizar energia em casa. Para que, além de cuidar do ecossistema, vai aliviar a despesa que você tem com as contas.
Existe um bom conjunto de medidas que você pode tomar com a missão de reduzir sua conta de luz. Estes são os mais eficazes ou que terão maior impacto se você for uma pessoa disciplinada.
1. Garanta o isolamento
O isolamento perfeito, em uma casa, não existe. Sempre há uma brecha pela qual o ar externo entra, ou o interno escapa, e com ele o frio ou o calor. O que implica maior utilização de aquecedores, ventiladores e do ar condicionado.
O que você pode observar é que esse isolamento seja o máximo possível.
- Verifique o isolamento de suas janelas e portas deslizantes.
- Certifique-se de que as condutas que vão para o exterior, como a caldeira, a ventilação ou o exaustor, estão bem vedadas.
- Verifique se o ar está passando por baixo das portas que levam ao exterior ou à rua.
- Os dois primeiros pontos podem ser facilmente resolvidos com uma pequena pistola de silicone.
- Para a porta da frente, um protetor colocado em baixo, junto ao chão, que impeça a entrada de frio ou calor e ainda a poeira da rua.
2. Substitua as lâmpadas
Um dos segredos essenciais de longo prazo para economizar energia em casa é renovar suas lâmpadas tradicionais com lâmpadas LED ou de baixo consumo.
- Lâmpadas incandescentes são simplesmente ineficazes e geram calor.
- As lâmpadas halógenas, além de consumirem muito, geram ainda mais calor.
- As lâmpadas economizadoras de energia ou LED não geram calor e gastam muito menos energia.
E isso certamente você já ouviu mil vezes, e mil vezes você disse que não as compraria ao ver o preço dessas lâmpadas. Mas considerando que também têm uma vida útil muito mais longa, fica claro que é um investimento necessário.
Além disso, você não precisa alterá-las todas de uma vez. Apenas renove aos poucos, e sua fatura notará a diferença.
3. Não desligue: desconecte
Em teoria, quando um dispositivo está desligado, ele não deve consumir energia. Mas a verdade é que ele consome quando está no modo espera ou stand-by. A agência do Eurostat informa que o consumo médio de eletricidade nas residências devido a este modo de espera pode chegar a 7%.
Às vezes, não é prático porque o plugue está em uma área de difícil acesso. Mas, sempre que puder, desconecte o eletrodoméstico ou aparelho quando não estiver usando.
4. Economize energia em quartos e salas de estar
Além das dicas gerais já explicadas, existem outros pequenos truques mais específicos para alguns cômodos da casa. Por exemplo, para salas de estar, quartos ou escritórios, onde você “faz vida”, o melhor truque é “vestir” esses locais. Ou seja, use cortinas e tapetes.
Pode parecer bobagem para você, mas janelas e pisos são duas das principais formas de entrar no frio, e o uso de cortinas e tapetes ajudará a manter a temperatura interna (com a conseqüente economia de energia, que pode ser estimada em até 25%).
5. Economize energia em banheiros e cozinhas
A água corrente que você usa em seu banheiro ou cozinha é outra grande fonte de economia que muitas vezes esquecemos.
Verifique a que temperatura está regulada a água quente. Como regra, geralmente é cerca de 60 graus. No entanto,você já tentou tomar banho a 60ºC? Claro que não! você se transformaria em uma lagosta. Na realidade, dificilmente existe alguma situação doméstica que requeira água a 60ºC. Portanto, diminua um pouco ou muito a temperatura, dependendo do seu gosto de água quente. Mas com um mínimo de 40ºC, que é uma água quente perfeita para o banho.
Lave suas roupas em água fria, a menos que a etiqueta da roupa indique o contrário. A grande maioria dos detergentes funcionam perfeitamente com água fria, as peças de roupa não se estragam e evita que acenda a caldeira.
6. Revise suas tarifas de energia elétrica
Um fator muito importante passa por revisar as tarifas de energia que você contratou. Muitas vezes, mesmo ao aplicar todas essas dicas, pode não o favorecer se o preço de sua eletricidade é alto. O aconselhado é contatar com a sua empresa de eletricidade e confirmar todos esses valores. Se tiver oportunidade, contate com outros fornecedores de luz e escolha a melhor alternativa.
Você verá como essas dicas são muito úteis, coloque-as em prática e verá como sua conta de luz vai baixar de forma mais rápida.