08 problemas elétricos mais comuns em carros de passeio

0

Os problemas elétricos mais comuns em carros acontecem constantemente e são os principais motivos que levam seu veículo a ficar parado nas ruas esperando conserto. 

Hoje em dia, com toda a tecnologia que está instalada nos veículos, as falhas também aumentaram consideravelmente. Pensando nisso, separamos esta matéria para falar sobre os problemas elétricos mais comuns em carros de passeio. Confira.

Veja quais são os 08 problemas elétricos mais comuns em carros de passeio

Entre os problemas elétricos mais comuns em carros, a pane elétrica é uma das mais conhecidas. Ela acontece por causa do uso intensivo do automóvel como acontece em grandes centros com seus engarrafamentos, por exemplo. 

No entanto, algumas dificuldades que envolvem o sistema de eletricidade de um veículo também devem ser consideradas, já que eles também causam muita dor de cabeça para os motoristas. Veja abaixo.

Problemas na bateria

Além da pane elétrica causada pelo uso intenso de veículos de passeio em engarrafamentos de grandes centros, instabilidades na bateria também estão entre os problemas elétricos mais comuns em carros de passeio.

Afinal, quem nunca viu alguém dando o famoso “tranco” em um carro porque a bateria se esgotou não é mesmo? Na maioria das vezes, isso acontece porque o motorista deixou a lanterna do veículo acesa e a bateria se esgotou mantendo a lâmpada assim por muito tempo.

Problemas no alternador

Outra peça essencial e que não pode faltar na lista dos problemas elétricos mais comuns em carros   é o alternador.

A função dessa peça que é composta por outras é a de recarregar a bateria com o movimento do carro. Mas não é difícil encontrar alguém que não realizou qualquer revisão preventiva com o veículo parado porque a bateria não está sendo carregada.

Cabos soltos

Mais um que não pode faltar na lista dos problemas elétricos mais comuns em carros de passeio, os cabos soltos também impedem o funcionamento de diversas peças que dependem de alimentação da bateria.

Nesse caso, basta apertar os cabos que estão soltos. Mas caso a pessoa não tenha nenhuma experiência e não saiba quais estão precisando desse ajuste, o mais indicado é procurar uma oficina para fazer revisões preventivas no sistema.

Fusíveis queimados

Muitas vezes, peças pequenas como os fusíveis são responsáveis por dores de cabeça imensas. Afinal, elas são essenciais para o funcionamento do sistema elétrico. 

Na maioria das vezes, basta trocar o fusível danificado por um novo ou até mesmo apertar algum fio solto na caixa de fusíveis para que o problema seja resolvido.

Cada veículo apresenta uma sequência de fusíveis determinada. Portanto, vale a pena conhecer cada um deles e suas funções no automóvel para evitar surpresas.

Ignição com defeito

Quando se depara com um carro que não liga, muita gente pensa que o problema está na falta de bateria. Com isso, o famoso tranco (ato de empurrar o veículo para que ele possa pegar) ou a famosa “chupeta” (ato de passar recarregar uma bateria utilizando outra) são as atitudes tomadas pelas pessoas.

No entanto, a ignição também pode apresentar defeitos. Por causa disso, está na lista dos problemas elétricos mais comuns em carros de passeio.

Nesse caso, saiba que é preciso levar o veículo até uma oficina para passar por uma avaliação pelo mecânico. Afinal, se tratando de eletricidade, o mais indicado é evitar quaisquer riscos desnecessários. 

Velas sujas ou desgastadas

As velas são essenciais para o funcionamento do sistema de ignição de qualquer veículo atualmente. Sendo assim, quando estão sujas ou frouxas, um dos problemas elétricos mais comuns em carros acontece: ele não liga.

Por isso, sempre que levar o carro ao mecânico para avaliar outras funções do motor, peça para que o profissional avalie as condições das velas. Elas são fundamentais para dar a partida em seu veículo.

Correia lisa desgastada

Além da correia dentada, a lista também é essencial para o funcionamento de qualquer veículo, pois ela é responsável pelo funcionamento ideal do alternador.

Como vimos anteriormente, o alternador é essencial para recarregar a bateria e isso acontece pelo movimento da correia lisa enquanto o veículo está em movimento. 

Portanto, quando a correia está desgastada, o funcionamento desta peça não é capaz de recarregar a bateria. Consequentemente, o automóvel vai ficar parado por falta de energia.

Sistema de refrigeração

Por fim, o sistema de refrigeração que envolve desde o radiador até o ar condicionado do veículo também está entre os problemas elétricos mais comuns em carros atualmente. Portanto, assim como quaisquer exemplos citados acima, a manutenção preventiva é essencial para evitar que você fique com o carro parado nas vias públicas.