Dia do maçom: O que é? Como funciona?

0


Em um mundo cada vez mais globalizado em que as informações ficam disponíveis o tempo todo, as sociedades misteriosas e secretas são um retrato de outra época, um dos poucos mistérios que ainda restam no mundo.

Entre estes, a Maçonaria é uma das sociedades mais antigas e mais misteriosas, sendo assim, não podemos deixar de imaginar o que existe por trás deste mistério. Hoje vamos falar sobre o dia do maçom e tentar entender um pouco sobre o que é comemorado nesta data.

O que é a maçonaria?

A maçonaria é uma sociedade que durante muito tempo foi considerada como secreta, esta sociedade existe em todo o mundo e apesar do tempo de existência e do grande número de membros, não sabemos muito sobre seus ritos ou segredos.

Atualmente, a maçonaria existe mais como uma forma de sociedade informal na qual grupos de pessoas se reúnem para fazer negócios em conjunto, embora muitas crenças e boatos apontem para a existência de maiores mistérios dentro da organização.

Como funciona a maçonaria?

Existem poucas informações públicas sobre a maçonaria, o pouco que se sabe levanta ainda mais questões, contudo temos algumas informações sobre o funcionamento prático desta sociedade.

Os maçons têm um total de 33 graus de importância entre seus membros, sendo estes graus referentes ao nível de conhecimento que cada membro tem dentro da sociedade, ao alcançar o último grau o maçom se torna membro do conselho da maçonaria e supostamente aprende todos os segredos da ordem.

Qual é o objetivo da maçonaria?

Qual é o objetivo da Maçonaria? O propósito básico é fazer “melhores homens de bons homens”, melhores pais, melhores maridos, melhores irmãos e melhores filhos.

Procuramos dar ênfase ao homem individual, fortalecendo seu caráter, melhorando sua visão moral e espiritual e ampliando seus horizontes mentais.

Como entrar na maçonaria?

Para se tornar um maçom, o candidato deve ser um homem adulto e deve acreditar na existência de um ser supremo e na imortalidade da alma. Os ensinamentos da Maçonaria prescrevem moralidade, caridade e obediência às leis do país.

Na maioria das jurisdições do mundo, um homem que deseja se tornar um maçom deve, por sua própria vontade, pedir para se tornar um maçom. Em outras jurisdições (alguns estados dos EUA e na Inglaterra), um homem que deseja se tornar um Maçom Livre pode ser convidado a se juntar por um membro atual que sente que ele seria um trunfo para a Fraternidade.

Como são as reuniões da Maçonaria?

Na maioria das reuniões, haverá etapas que seriam típicas de qualquer reunião da diretoria: uma revisão das atas da última reunião, lidando com assuntos de negócios, como pagamento de contas ou correspondência, e consideração de novos pedidos de afiliação, se houver. De lá, uma reunião maçônica poderia seguir em várias direções.

Além de tais assuntos, a reunião pode realizar uma cerimônia para conferir um grau maçônico ou receber uma palestra, que geralmente é sobre algum aspecto da história ou ritual maçônico. No final da reunião, a Loja pode realizar um jantar formal, ou mesa festiva, às vezes envolvendo brindes e música.

Quais os sinais para reconhecer um maçom?

Os maçons desenvolveram senhas e apertos de mão secretos para se identificarem. Eles também realizavam rituais quando um homem fazia a transição de aprendiz para pedreiro e, mais tarde, para mestre pedreiro.

O que é o dia do maçom? Por que é comemorado?

Estabelecido em 1885 originalmente com o apelido de Aniversário de Washington, o Dia do Maçom ou Dia dos Presidentes é celebrado na terceira segunda-feira de fevereiro, em grande parte em reconhecimento ao Presidente e ao irmão maçom.

George Washington. A história da data do Dia dos Presidentes começa em 1800. Seguindo o irmão. A morte de Washington em 1799, seu aniversário, 22 de fevereiro, tornou-se um dia de lembrança para o primeiro presidente da nação.