Quais são os alimentos que aceleram o metabolismo?
Alimentos são necessários para sobrevivência e cada um cumpre seu papel. O metabolismo, por sua vez, é um conjunto de reações químicas que permitem a manutenção de funções vitais do corpo o dia todo.
Ele é composto de duas funções que realizam parte do metabolismo: o anabolismo (um conjunto de reação de síntese ou construção) e o catabolismo (degrada as substâncias para gerar energia).
Diferenças sutis de metabolismo
Quando o assunto é metabolismo, é necessário deixar claro que ele funciona de forma distinta entre os homens e as mulheres.
Por exemplo, pelos homens terem testosterona de forma mais presente, eles têm um consumo calórico maior do que o das mulheres. Graças a isso, na maior parte dos casos, o homem consegue perder peso mais rápido.
O metabolismo também difere de acordo com a idade do indivíduo: as crianças possuem o metabolismo rápido, afinal, estão na tão famosa fase do crescimento.
Já quando o caso é uma pessoa de 50 anos, o corpo diminui a necessidade energética, por isso, é importante a reeducação alimentar para manter o corpo em equilíbrio com as necessidades.
Os tipos de metabolismo
O metabolismo se divide em 3 diferentes tipos:
O basal é o metabolismo que precisa da quantidade mínima de energia para que uma pessoa consiga manter as operações fisiológicas em níveis normais, mesmo em repouso.
O metabolismo lento é aquele que demora mais tempo para transformar calorias em energia e, devido a isso, adquirem peso de forma mais fácil.
O metabolismo acelerado faz com que o indivíduo queime as calorias rapidamente, concentrando menos gordura, de um jeito que fica mais difícil para ganhar peso.
Como acelerar o metabolismo
Para acelerar o metabolismo existem diversas formas e algumas serão citadas nesse artigo logo abaixo, confira:
1. Alimentos termogênicos
Os alimentos termogênicos são, por exemplo, pimenta, canela, gengibre, café e chá verde. Eles fazem com que a temperatura corporal aumente e, consequentemente, acelera o metabolismo, facilitando a queima de gorduras.
Esses tipos de alimentos podem ser inseridos na dieta e devem ser ingeridos diariamente.
2. Ingerir mais proteínas
Ingerir alimentos ricos em proteínas faz com que o organismo gaste mais calorias para digerir esse nutriente durante a digestão, além de estimular a obtenção de massa muscular, sendo esse o tecido que gasta muito mais calorias do que a gordura.
3. Suplementos
Os suplementos termogênicos são aqueles que queimam gordura através da já explicada característica termogênica que aumentam o metabolismo, estes suplementos ajudam também a reduzir o apetite. Confira alguns:
Sineflex – com cafeína, vitaminas e minerais como magnésio e cromo em sua composição;
OxyElite Pro – com cafeína e com extratos de plantas como Oliveira e Yohimbe que contém características medicinais. É indicado para a queima de gordura, ou seja, emagrecer, e também ajuda a definir melhor e de forma mais fácil o músculo;
Hydroxycut Hardcore Elite – com café verde, cafeína, L-Teanina e Teobromina, é indicado para aumentar o metabolismo, a energia e a concentração.
Mais alimentos que aceleram o metabolismo
Os alimentos que desintoxicam e aceleram o metabolismo são, principalmente, ricos em cafeína, pois são repletos de substâncias que aumentam o metabolismo, como catequinas e capsaicinas. Confira alguns:
- Pimenta vermelha
- Chá verde
- Canela
- Gengibre
- Guaraná
- Vinagre de Maçã
- Café
Você também pode gostar de: Milkshake: conheça novos sabores e faça em casa!