8 Motivos para monitorar as operações da sua empresa

0

Entre os benefícios de monitorar as operações da sua empresa, estão aprimorar fluxos, proporcionar segurança e melhorar o planejamento estratégico; para isso, conte com sistemas automatizados e suporte, como da Global Data.

Quanto mais a tecnologia avança, maior a participação e importância do TI nas organizações. Devido ao crescimento destas atividades, é indispensável implantar um bom sistema de gestão, a fim de acompanhar o fluxo dos processos e identificar ou prevenir falhas. Estes são apenas alguns dos motivos para monitorar as operações da sua empresa. 

A gestão operacional, de modo geral, consiste no planejamento, execução e monitoramento das decisões e processos da organização. Trata-se de algo indispensável para acompanhar o fluxo das operações e, nele, identificar falhas que possam ser corrigidas, ações a serem mantidas, entre outros pontos. 

Sendo assim, monitorar as operações da sua empresa, no que diz respeito à Tecnologia da Informação, visualizar toda a infraestrutura tecnológica. Consequentemente, a gestão prevê falhas, identifica tendências e melhora a experiência das pessoas usuárias. 

O que é monitorar as operações da empresa?

O monitoramento da infraestrutura da TI, a grosso modo, consiste em acompanhar o fluxo de todas as operações realizadas pela área. Logo mais, trataremos, com detalhes, sobre os motivos para monitorar as operações de sua empresa, no que toca à tecnologia

Porém, podemos adiantar que, entre seus principais benefícios, temos, por exemplo, evitar a invasão de redes. Ou, ainda, identificar atividades inesperadas, além de otimizar a aplicação de recursos. 

Sendo assim, o acompanhamento contínuo de TI traz indicadores atualizados de performance. Consequentemente, temos uma gestão de TI melhor consolidada, uma vez que os dados são usados de forma mais precisa e objetiva. 

Importante ressaltar que, quando falamos em monitorar as operações da empresa, englobamos tudo o que diz respeito à TI, a saber: 

  • software 
  • hardware
  • instalações 
  • redes 

Ademais, esse monitoramento deve ser constante, ou seja, ao ser implantado, não pode ser interrompido enquanto rotina. 

8 Motivos para monitorar as operações de TI da sua empresa 

Como mencionamos, existem inúmeras vantagens em implantar um programa de monitoramento de operações na empresa.  

  1. Antecipação e prevenção de falhas 

Em primeiro lugar, o monitoramento das operações de TI antevê problemas e falhas nos sistemas. Consequentemente, as chances de “bug” nos serviços são bem menores, assim como os reparos emergenciais.  

  1. Aumenta a vida útil dos equipamentos 

Ao antecipar falhas, a consequência direta de monitorar as operações da sua empresa é, sobretudo, ampliar o ciclo de vida dos equipamentos. Isto se reflete em conservação duradoura de toda a infraestrutura. 

  1. Gestão de segurança 

Um dos pontos analisados pelo monitoramento de TI é a segurança da rede, de tal forma a evitar invasão ou falhas que exponham dados e informações, tanto da empresa quanto dos clientes. Sendo assim, monitorar as operações da empresa é promover uma gestão de segurança mais eficiente.  

  1. Redução do downtime

O downtime é a inatividade do ambiente tecnológico de uma empresa, isto é, da sua infraestrutura de TI. Bom, se o monitoramento operacional prevê falhas, consegue evitar, também, que os serviços sejam interrompidos de forma inesperada. 

Deste modo, faz com que a organização não tenha seu desempenho afetado, pois o sistema integralmente “on” mantém as atividades e produção sempre em andamento. 

  1. Eficiência e produtividade 

Parece redundante, mas não custa reforçar que monitorar as operações da sua empresa ajuda a manter a eficiência e, claro, aumentar a produtividade. Sempre que o fluxo de processos é otimizado, os resultados são melhores porque os recursos são bem alocados, tanto de tempo quanto materiais. 

No que toca ao TI, os recursos tecnológicos são melhor geridos e aplicados conforme a real demanda das atividades. Como resultado, o trabalho flui e gera respostas mais eficazes. 

  1. Segurança de recursos das nuvens 

O cloud computing é o armazenamento de dados e informações de uma empresa nas nuvens, facilitando seu acesso remoto. Lembra que pontuamos a segurança como um dos benefícios de monitorar as operações da sua empresa? A guarda dos dados em cloud também está inclusa, uma vez que toda a infraestrutura de TI é acompanhada.   

  1. Redução de custos operacionais 

Diante da prevenção de falhas, inclusive na segurança, a consequência direta de monitorar as operações da sua empresa é a redução dos custos operacionais. Afinal, é possível estimar a aplicação mais precisa de recursos, bem como planejar, com maior exatidão, quando executar manutenções e atualizações da infraestrutura. 

Com isso, a empresa também reduz a incidência de falhas no sistema e, como resultado, interrupções de serviço.  

  1. Planejamento estratégico    

Finalmente, monitorar as operações da sua empresa dá suporte para o planejamento estratégico. Além de concentrar a análise de desempenho em um só sistema, o monitoramento fornece dados atualizados e precisos. Deste modo, todas as metas e objetivos serão condizentes com a realidade da organização.

Como contratar o sistema de monitoramento?

A rotina de monitorar as operações da sua empresa deve ser implantada de forma estratégica, preferencialmente, por equipes especializadas, a exemplo da Global Data. Além de definir métricas, gerenciar as configurações e emitir relatórios, o serviço de monitoramento disponibiliza: 

  • Aumento no desempenho da TI 
  • Suporte de especialistas 
  • Monitoramento em tempo integral

Ou seja, a pessoa gestora contará com serviço de ponta para monitorar as operações da sua empresa, segundo suas necessidades específicas.