5 Dicas para ter uma boa leitura dinâmica

0

Ler muito rápido e, mesmo assim, entender completamente o assunto apresentado não é impossível. Essa técnica inclusive tem nome: leitura dinâmica.

Este tipo de abordagem em relação aos textos se faz captando o tema do parágrafo ou da página, em vez de examinar cada termo individualmente. Além disso, na leitura dinâmica, o leitor deixa de pronunciar as palavras dentro da cabeça, ato chamado de subvocalização, poupando o tempo gasto com esse processo.

Neste artigo, vamos te explicar mais detalhes sobre a leitura dinâmica e o que o leitor deve fazer para usufruir todos os benefícios dela.

Qual o tempo ideal para a leitura dinâmica?

Não existe um tempo específico que corresponda a uma leitura dinâmica, mas, geralmente, quem realiza um bom treinamento pode ler até três vezes mais rápido.

Então, como se sabe que uma pessoa lendo em um ritmo normal consegue terminar uma página (aproximadamente 300 palavras) em cerca de um minuto, o ideal é chegar a três páginas ou 900 palavras utilizando o mesmo tempo.

Entretanto, é importante levar em conta que cada leitor parte de um ponto inicial diferente. Tendo isto em vista, deve-se calcular em quanto tempo se faz a leitura normal e ter como objetivo fazê-la três vezes mais rápido.

Como fazer leitura dinâmica e compreender?

Para manter o entendimento total de um texto lido rápido é preciso, primeiramente, escolher a técnica de leitura que mais se encaixa nos seus objetivos.

Caso a ideia seja encontrar um assunto em especial no meio dos outros, o método do scanning é o mais adequado. Nele, o leitor apenas passa os olhos pela página mantendo em mente um conjunto de palavras que se relacionam com o que esteja buscando.

Já para quem quer ter realmente a noção do texto todo, é necessário fazer skimming. Esta técnica consiste também em passar os olhos pelo texto, mas, desta vez, o leitor ignora palavras desconhecidas ou sem importância e absorve as partes principais.

Dicas para melhorar a leitura dinâmica

Quem já realiza leitura dinâmica, mas acha que ainda não alcançou todo o potencial ou quem está começando e quer ter um melhor aproveitamento pode seguir as dicas abaixo para extrair toda a capacidade desta técnica.

Confie no seu progresso

Um dos maiores obstáculos do leitor que está aprendendo a leitura dinâmica é o medo de não estar compreendendo, o que faz com que ele volte diversas vezes para o mesmo parágrafo. Ao iniciar uma leitura, vá até o fim e perceba que, provavelmente, você esteve absorvendo o conteúdo o tempo todo.

Treine sempre

Outra dica valiosa é nunca ficar muito tempo sem ler. Como a maioria das habilidades desenvolvidas durante a vida, a leitura, especialmente a dinâmica, necessita ser sempre treinada para que o leitor se mantenha sempre na sua melhor condição.

Esteja longe de distrações

A leitura dinâmica é um processo ainda mais complexo do que a leitura tradicional e, se esta já necessita de muita concentração, aquela exige absoluto silêncio e calma.

Use as mãos

Além da extrema atenção, ler de uma forma dinâmica envolve criar um ritmo que precisa ser acompanhado pelo seus olhos. Para se habituar a mudar de frase de forma rápida, você pode usar o dedo indicador para guiar o seu olhar.

Preze pela compreensão

O objetivo da leitura dinâmica não é a análise das palavras ou do estilo de escrita, mas o entendimento do que foi lido. Por isso, ignore as palavras desconhecidas, os artigos e adjetivos e tudo o que parecer ser informação extra e foque apenas no sentido geral do texto.

Além dessas dicas, é preciso, é claro, ter paciência e compreensão consigo. Você passou anos da sua vida lendo de uma forma mais relaxada, então a mudança para a leitura dinâmica não acontecerá da noite para o dia. Vá com calma e registre o seu progresso aqui no comentários para que possamos acompanhar a sua conquista.